top of page
Buscar

A planta da minha avó

A avenca, planta muito conhecida por ser uma das preferidas das avós, não? Vamos aprender um pouco mais sobre ela?


🌱

Essa planta, Adiantum sp, pertence a Ordem Polypodiales (também conhecidas como Filicales ou Pteridales), linhagem Monilophyta, Euphyllophyta, grande grupo Tracheophyta. As traqueófitas são as plantas que apresentam tecidos condutores especializados que conduzem os nutrientes.


🌱

A apomorfia (termo usado para definir uma característica mais recente derivada de uma outra já existente) dos Polypodiales é o leptosporângio.


Foto 1: Superfície adaxial


"Os leptosporângios originam-se a partir de uma única célula inicial superficial, que se divide transversal ou obliquamente. Por esta divisão são produzidas duas células. A interna pode contribuir com células que originam uma grande parte do pedicelo do esporângio." "A célula externa dá origem a um elaborado esporângio pedicelado com uma cápsula esférica... internamente a esta parede existe um tapete com duas camadas, típico dos leptosporângios. A massa interna se diferenciará em células-mãe de esporos, que sofrem meiose e produzem quatro esporos cada."


🌱 Os leptosporângios ocorrem na superfície abaxial das folhas e em agrupamentos denominados soros. Em muitos gêneros, os soros jovens são cobertos por apêndices especializados foliares, os indúsios. Nas avencas, observamos uma extensão da margem do folíolo denominado falso indúsio que sobrepõe ao soros.


🌱 A forma do soro, sua posição, presença ou ausência de um indúsio é um caractere taxonômico. 🌱

Foto 2: Superfície abaxial 🌱

Fonte: Raven et al. 2014. Biologia Vegetal. 8 edição. Guanabara Koogan.

Simpson 2006. Plant Systematic. Elsevier.


213 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובה אחת


Peterson Lopes
Peterson Lopes
08 ביוני 2019

Que coisa mais linda, Andrea!! Parabéns pela iniciativa e boa sorte!!!

לייק
bottom of page