top of page
Buscar

O encanto das aulas práticas - parte 2

Atualizado: 16 de mai. de 2019


Biodiversidade - O mundo dos animais (D, E, F, H, I, J) e vegetais (A, B, C, G). A e C: orquídeas; B: algas marinhas; D, F, I: animais invertebrados, G: amarilis; H: esponja; J: estrela-do-mar.


Nas disciplinas da área de Ciências da Natureza, as aulas práticas são essenciais para o aprendizado dos alunos. Estas aulas podem ser realizadas em saídas de campo (https://andreanvpedroso.wixsite.com/biodiversityinslices/post/o-encanto-das-aulas-pr%C3%A1ticas) ou ministradas em laboratórios que possuam alguns equipamentos, dentre eles: o microscópio e o estereomicroscópio (lupa) ou também em uma simples sala de estudos.


O docente utiliza diferentes recursos materiais com o intuito de transformar o conteúdo mais interessante e bem mais próximo à realidade do aluno. Além de orientá-lo com o intuito de questionar e formular ideias. Estas ideias podem ser baseadas em conhecimentos prévios e naqueles adquiridos ao longo da aula. Desta maneira, propiciará ao aluno relacionar a pesquisa com o dia a dia, e consequentemente inserir essas descobertas em seu ambiente.


As imagens deste post foram obtidas em uma sequência didática de três aulas denominada "Biodiversidade - O mundo dos animais e vegetais". Nas figuras podemos observar orquídeas, algas marinhas, insetos, aracnídeos, corais e estrelas-do-mar. Estas aulas foram ministradas , no Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo.


Saliento, que o conteúdo de Biologia, em sua grande maioria não está associado diretamente a realidade do aluno do EJA. Assim, eles encontram uma dificuldade a mais e tendem a desistir da caminhada escolar. Portanto, é essencial inserir essas aulas práticas no currículo, incentivar, mostrar que a biodiversidade está em sua rotina mesmo que não a reconheça de imediato. Esta troca de conhecimento entre os discentes e docentes não tem preço no mundo que pague. Notar o brilho no olhar, a curiosidade em aprender e o questionar deste mundo novo são sensações únicas. Nesta sequência de aulas, eles superaram o cansaço de um dia todo de trabalho e participaram felizes das aulas práticas.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page