top of page
Buscar

Morfologia das Cycas

As Cycas pertencem ao grande grupo das Gimnospermae (gymnos = nu; sperma = semente), plantas terrestres vasculares que possuem sementes nuas, ou seja, não protegidas por frutos.




As Cycas pertencem à família Cycadaceae Pers. "Plantas com aspecto de palmeiras, pouco ou não-ramificadas, caule lenhoso coberto com os remanescentes das bases foliares antigas e com as folhas concentradas no ápice do caule; ou com aspecto de samambaias... megasporófilos agrupados no ápice do caule, foliáceos e não concentrados em estróbilos".São comumente usadas para ornamentação.


Na imagem abaixo, vocês podem observar o megasporófilo com o megásporo fértil (setas brancas representam as sementes).



"As gimnospermas apresentam uma reprodução lenta, até um ano pode se passar entre a polinização e a fertilização, e a maturação das sementes pode levar até três anos",


Imagino que a maioria dessas palavras são totalmente novas, portanto vamos conhecer cada uma delas?


Megasporófilo: estrutura de natureza foliar (um esporofilo) que sustenta um ou mais megasporângios.


Megasporângio: esporângio produtor de megásporos. É um tecido parenquimático mais ou menos desenvolvido, chamado nucelo, no interior do qual uma célula sofre meiose e dá origem aos megásporos. O megasporângio é envolto por um ou dois tegumentos e então é chamado óvulo.


Megásporo: esporos a partir dos quais se originará um megametófito


Megagametófito ou gametófito feminino: planta originada a partir de um megásporo. Representa a geração sexuada feminina (o haplonte feminino).


Fonte: Judd et al. 2009 - Sistemática Vegetal - um enfoque filogenético, 3 edição - Artmed.


2.103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page