top of page
Buscar

Venha conhecer um pouco sobre a taxonomia e morfologia floral das tulipas


Essas lindas plantas pertencem ao grande grupo Angiospermae (plantas que apresentam raiz, caule, folha, flores, frutos e sementes), classe das Monocotiledôneas (plantas que possuem um único cotilédone, raiz fasciculada e folhas paralelinérveas), família Liliaceae e gênero Tulipa sp. Antoine-Laurent de Jussie (1748-1826), médico e botânico frânces descreveu boa parte das espécies pertencentes as Liliaceae.


São ervas com bulbos e raízes contráteis (ou rizomas). São nativas da Ásia Central e Oriental. Há vários séculos são cultivadas como ornamentais e apresentam enorme variedade de cores.


Em relação. à morfologia floral, as sépalas e pépalas apresentam a mesma coloração, portanto denominamos tépalas. As tulipas apresentam seis tépalas. Suas flores são bissexuais, ou seja, o gineceu (estrutura reprodutora feminina) e o androceu (estrutura reprodutora masculina) no mesmo indivíduo. "O gineceu compreende todos os carpelos de uma flor. O carpelo é o sítio de polinização e fertilização em uma planta. O androceu compreende o conjunto de estames de uma flor."


Nesta imagem observamos seis estames (e) e três carpelos (c) conatos (unidos).


Fonte: Judd et al. 2009 - Sistemática Vegetal - um enfoque filogenético, 3 edição - Artmed).


980 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page