top of page
Buscar

Taxonomista, você já escutou ou sabe o que significa essa palavra?


Figura. Jardim de Lineu, localizado no Jardim Botânico de São Paulo/SP. Brasil - Carolus Linnaeus foi um botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura binomial e da classificação científica, sendo assim considerado o "pai da taxonomia moderna".

O termo taxonomista define o indivíduo especialista em taxonomia. Então, o que seria taxonomia? A taxonomia é a ciência que lida com a descrição, identificação, atribuição de nomes e classificação dos organismos num sistema ordenado.


Será que o taxonomista possui uma grande importância na sua vida?


Os taxonomistas são essenciais para a identificação dos diferentes organismos presentes no planeta.


Ultimamente, esses conhecimentos são imprescindíveis, uma vez que, a espécie humana vem destruindo rapidamente o meio ambiente, e consequentemente afetando e/ou prejudicando centenas ou milhares de outras espécies ao redor.


Para melhor compreensão do assunto, sugiro a leitura desse texto da revista BiotaNeotropica, escrito pelo Prof Dr Carlos Bicudo, do Instituto de Botânica de São Paulo/SP (http://www.biotaneotropica.org.br/v4n1/pt/editorial).


Destaco também, a leitura deste outro texto (https://medium.com/@andre.benedito/usando-grupos-do-facebook-para-identificar-plantas-658169265e49?fbclid=IwAR0kbdxFM2bD6kiF-GuD4jGH82trQhuZlQLyHanEAVH4bE8dvpK6c6PHNr4). Um belíssimo trabalho voluntário realizado com dedicação e muito amor feito por especialistas em taxonomia vegetal, em um grupo no Facebook.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page