top of page
Buscar

A morfologia e a classificação taxonômica da Musa



A bananeira é uma planta de origem asiática, cultivada em diversas regiões do planeta, principalmente em climas tropicais. Ainda, produz um dos frutos mais consumidos no mundo.


Apresenta porte herbáceo (plantas de pequeno porte que vivem próximas ao solo), o tronco é representado pelo rizoma (tipo de caule que cresce horizontalmente geralmente subterrâneos) e o conjunto de bainhas das folhas de pseudocaule. Cada grupo de flores reunidas forma uma penca com um número variável de frutos originados por partenocarpia.


Taxonomicamente, pertence ao grande grupo das Angiospermas (plantas que apresentam raiz, caule, folha, flores, frutos e sementes), classe das Monocotiledôneas (plantas que possuem um único cotilédone, raiz fasciculada e folhas paralelinérveas), família Musaceae e gênero Musa spp L.


Curiosidade: Esta letra L ao final do gênero, representa a abreviação do nome do autor que descreveu a espécie. No caso da bananeira, Linnaeus em 1753, foi quem realizou tal feito. A descrição original está em um livro denominado "Species Plantarum", volume II, página 1043.


Quantas palavras novas, não? E quantas informações novas e referências bibliográficas! Pois é, isso é a maravilha do conhecimento. Todos os dias aprendemos um pouquinho mais!


Acessem também, o excelente manual da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), gratuitamente neste link https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/54712/1/AP-2011-cap2.pdf


1.116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page